Regulamento específico para técnicas de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Microscopia Confocal (MC) e Microscopia Óptica (MO)

  1. Os horários de utilização de MEV, MC e MO estão restritos a um período máximo de 4 horas por semana para cada usuário, de forma a melhor atender a rede de usuários. Exceções são aplicadas a usuários de instituições localizadas a mais de 100 km de distância.
  2. O tempo mínimo considerado para análise é de 1 (uma) hora.
  3. O não comparecimento ou cancelamento sem aviso prévio de no mínimo 24 (vinte e quatro) horas acarretará na cobrança do valor correspondente a 50% (cinquenta) da sessão agendada.
  4. A distribuição de usuários entre os MEVs existentes será definida pelo LCT com base nos objetivos do trabalho e nas características do material a ser analisado.
  5. As análises ao MEV deverão preferencialmente ser acompanhadas pelos respectivos interessados (aluno, docente, pesquisador) e os equipamentos serão operados pela equipe do LCT. Com objetivo de maximizar a utilização do equipamento, a primeira sessão deverá ser preferencialmente acompanhada pelo pesquisador principal/orientador, para adequada definição de objetivos e procedimentos analíticos.
  6. Cabe ao interessado (pesquisador, docente ou aluno) providenciar a adequação das dimensões de suas amostras, bem como de eventuais preparações específicas (embutimento, polimento, etc). As amostras para microanálise quantitativa ao MEV (EDS e/ou WDS) devem ser previamente polidas (premissa básica de análise quantitativa) sendo preparadas em seções delgadas e/ou polidas. Opcionalmente, este serviço poderá também ser efetuado pelo LCT, sendo os respectivos custos de responsabilidade do usuário.
  7. A preparação para a análise ao MEV, incluindo montagem no suporte e eventual cobertura da amostra por película de material condutor – C / Au / Pt, será realizada preferencialmente pelo pessoal do LCT, motivo pelo qual as amostras para análise deverão ser encaminhadas com antecedência de 48 horas. Caso estas não sejam encaminhadas neste prazo, o tempo despendido nessa preparação será computado como utilização efetiva do microscópio; exceções poderão ser consideradas em função da especificidade da amostra ou para condições particulares de preparação.
  8. Caso as informações de microscopia eletrônica de varredura, microscopia confocal, microscopia óptica ou resultados de EDS/WDS sejam objeto de tratamento/processamento posterior à análise, este período também será computado nas horas de utilização do equipamento.